"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 4 de setembro de 2016

O sistema de saúde daqui

Oi gente, já estou nos preparativos pra cirurgia de terça... se eu pudesse não faria nada, mas como não tem jeito vou encarar mais essa.
Eu não tenho nada do que reclamar dos médicos daqui, mas confesso a vcs que eu ainda desconfio da eficiência deles. Eu me sentiria mais segura fazendo esse procedimento no Brasil, principalmente em relação a parte de cirurgia plástica, mas eu cancelei o meu seguro particular no Brasil há uns 3 anos e não dá pra pagar tudo particular. O jeito é pedir a Deus que vá na frente guiando as mãos dos médicos e que corra tudo bem. Tenho certeza que acima de qualquer médico está a vontade dEle.
O sistema médico daqui é um SUS bem melhorado e de uma maneira geral funciona bem em muitas áreas. Porém não é perfeito e as vezes eu ouço coisas que assustam um pouco. Por exemplo: a lista de espera para uma reconstrução de mama é de mais de um ano. 
Graças ao meu bom Deus eu tive condições de fazer o meu tratamento todo com médicos maravilhosos no Brasil que me deram um atendimento de ponta, mas eu fico pensando em quem não tem o mesmo privilégio. É muito triste você ter que esperar meses, até anos pra fechar um ciclo de sua vida.
Mas mesmo com todas as falhas do sistema daqui eu posso dizer que não desejo que fosse diferente.
Outro dia eu li uma matéria de um hospital que está brigando na justiça de BC pra ter o direito de oferecer assistência médica particular e, mesmo querendo que as coisas sejam mais rápidas e eficientes aqui eu não gostei da ideia. O sistema é público, é falho, mas é igualitário. Pobres e ricos têm os mesmos direitos e quando se trata de vida não é justo que quem tem mais dinheiro receba o melhor atendimento. 
Eu morei 8 anos nos EUA, paguei plano particular e quando eu precisei usar me saiu muuuito caro!!! Prestem atenção na quantidade de campanhas pra arrecadar dinheiro pra pessoas que ficam seriamente doentes por lá. Tratamento de câncer é uma fortuna e não tem seguro particular que pague tudo. Até mesmo o SUS no Brasil atende pacientes de câncer com prioridade, mas nos EUA se vc não tiver dinheiro, plano de saúde ou uma ong pra bancar vc morre.
Então, por isso e por muito mais, eu espero que o Canadá não vire os EUA.
Outra coisa que a gente ouve muito aqui é que falta de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde em geral, mas na prática o governo não faz nada, absolutamente nada pra mudar isso. São poucas vagas nas universidades, são poucas universidades e os imigrantes têm que se matar pra validar o diploma. É tudo muito difícil!!! 
Aproveitando a oportunidade do assunto vou deixar um alerta aqui: não acreditem nessa história que o Canadá está precisando de milhares de profissionais. Não é mentira, mas tb não é verdade. O país precisa de gente sim, principalmente nas cidades pequenas e províncias mais frias, mas não é fácil vc chegar em Vancouver ou em Toronto e conseguir um emprego na sua área. Tenho visto muita gente chegar e poucos conseguirem entrar no mercado de trabalho na sua área de especialização. Os que conseguem se dão bem, mas muitos não conseguem.
Ontem eu estava conversando com uma brasileira que acabou de chegar aqui e estava tentando explicar o quanto é mais fácil pra uma pessoa que precisa de PR começar a vida em outras províncias, mas ela me disse que o clima de Vancouver era o motivo de estar e ficar aqui. 
Gente, eu bem sei que o clima é importante, eu mesma vim pra cá por causa do clima, mas se as leis de imigração não mudarem logo e o custo de vida aqui não diminuir, na boa, meu conselho é que comecem a vida de imigrante fora de Vancouver.
Tenho uma amiga que saiu de Vancouver pra morar em London, Ontário, e sempre que nos falamos ela me diz que Vancouver é cidade de rico, pra passar férias e que ela ainda me espera por lá :) Quem sabe!!!
Pra encerrar, se vc está em Vancouver passando alguma necessidade de comida ou conhece alguém que esteja visite o Food Bank. Sou uma das voluntárias e servimos a comunidade todos os sábados das 10:00 da manhã as 11:30. O endereço é: 6640 Blundell Rd, Richmond, BC
Que Deus abençoe a nossa semana e nos guarde de todo o mal. 


2 comentários:

  1. Aprecio muito os seus posts e sua posição sempre confiante e de bem com a vida! estou no processo federal e espero um dia ajudar muitos como vc! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada anônimo. Apareça sempre que quiser :)

    ResponderExcluir