"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 21 de maio de 2015

Trabalho voluntário

Oi gente, pra vcs que estão querendo vir pra cá é melhor ir se acostumando com a ideia do voluntariado, pq faz parte da vida canadense. Pra quem já está aqui vcs sabem do que eu estou falando :)
Minha filha estuda numa escola judaica que requer 25 horas de voluntariado por ano pra cada família. Todo mundo tem que participar de alguma forma e ao mesmo tempo que a gente ajuda a escola é tb uma boa maneira de fortalecer a relação entre as famílias. A gente acaba conhecendo um monte de gente.
Há alguns meses atrás eu soube da necessidade da escola na formação de um grupo que trabalharia arrecadando doações em dinheiro pra serem revestidas em scholarships (bolsas de estudo) pra crianças judias que não tenham condições de arcar com as mensalidades. Eu logo me prontifiquei a ajudar pq eu sou extremamente grata pelo que a escola tem feito por minha filha. Eu só não imaginava que eles iriam me convocar pra uma noite de ligações rsrsrsrs... Ou seja, eu e mais um grupo de pessoas nos reunimos num escritório pra ligar e pedir doações pra possíveis doadores.... EM INGLES!!! 
Quando me deixaram sozinha com a lista e o telefone eu parei, respirei e orei ao Senhor: Pai, meu inglês não é maravilhoso, mas o Seu é, então, fala através de mim, em nome de Jesus!!! rsrsrsrsrsrs...
Graças a Deus cumpri meu objetivo, consegui fazer todas as ligações e ainda consegui algumas doações... Glória a Deus!!!!
Mas essa noite me fez refletir na importância da comunidade. Quando eu cheguei no Canadá com uma filha de três anos, sem emprego, sem dinheiro, eu bati na porta das escolas cristãs e não encontrei ajuda de nenhuma delas. Primeiro, elas não tinham vaga e não abririam exceção. Segundo, a mensalidade era acima dos $500, mais do que eu podia pagar, e não havia nenhum tipo de desconto.
Foi, então, que por "acaso", acompanhando uma amiga judia na escola dos filhos dela, eu conheci o lugar que Deus tinha preparado pra minha filha. 
A Richmond Jewish Day School segue a filosofia de que toda crianças judia não pode ficar sem uma educação judaica por questões financeiras. Por isso, muitas famílias fazem doações, pra que famílias com baixa renda possam dar uma educação de qualidade a seus filhos. Não importa a época do ano ou a quantidade de alunos, eu nunca vi uma criança chegar, procurar a escola e ficar sem a vaga. Nunca!!!
Eu fico admirada com a noção de comunidade dos judeus que une pessoas de diferentes backgrounds pra o bem comum. A grande maioria participa ativamente de tudo na escola.
Por motivos que só Deus sabe, a minha filha é uma das beneficiárias dessas bolsas de estudo. Eu, como mãe, só tenho a agradecer a Deus, a escola e as pessoas que doaram e doam.
Vou deixar o site aqui pra vcs darem uma olhada.
Que Deus nos dê esse senso de comunidade e nos faça pessoas melhores.


9 comentários:

  1. Eu estava pensando que voce era evangelica radical por opcao e tinha nascido judia por background ou seja por ter família judaica. E que estava dando formação judaica para a filha. Entao você explica que esta ai por baixa renda? Mas as escolas publicas de qualidade não contam? Porque você prefere uma particular diferenciada d que uma escola publica de canadenses? Você explica bem direito mas não entendi ainda.

    ResponderExcluir
  2. Voce sabe que os trabalhos voluntários que tentei eram cheios de exigências que desisti ! Fiz mesmo na igreja que frequento e na escola da minha filha que também exige x horas voluntarias. Alias, aqui no Canada vc vive em função disto e daquilo , doações,, voluntariado, corridas em prol de algo, jantares , lunchs e angariar fundos sempre para uma coisa e outra. ja ate acostumei..rs

    ResponderExcluir
  3. Olá anônimo, quando eu cheguei no Canadá minha filha tinha 3 anos, portanto, não poderia entrar numa escola pública. Eu fui então atrás de preschool, visitei alguns montissorianos, mas tinham muitos chineses e eu fiquei com medo de minha filha se sentir diferente. Fui nas escolas cristãs, não tinham vaga e eram caras, até que um dia eu fui com uma amiga pegar os filhos dela na escola judaica e, ao entrar na escola, minha filha foi super bem recebida pelas outras crianças e eu ouvi Deus falando ao meu coração que minha filha estudaria lá. Na época o preschool era $450 por mês, mas minha filha foi aceita por somente $50. O tempo passou e quando ela fez 5 anos e podia ir pra uma escola pública ela já estava super adaptada na escola e já estava apresentando algumas dificuldades de aprendizado, então, eu e meu marido decidimos mantê-la na escola particular. Quanto ao fato da escola ser judaica eu confesso que até gosto, pq, como cristã, eu sou apaixonada pelos livros do antigo testamento e amo a história de Israel e de seu povo. Não sou judia, sou baianíssima, brasileiríssima, mas como eu te disse sou encantada pelas histórias bíblicas.
    Espero que vc tenha entendido agora :)

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esta escola.
    Não tenho filhos mas quando tiver quero em fazer homescholling.
    Fica com Deus.
    Jana.

    ResponderExcluir
  5. Em Provérbios diz que "Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor, como pois entenderá o homem o seu caminho? Deus continue abençoando vs e sua casa e dirigindo seus passos,ok? Vcs são baianos? Salvador ou interior?

    Um abraço para toda a família,
    ajsm

    ResponderExcluir
  6. Eu sou de Salvador e meu marido é mineiro.

    ResponderExcluir
  7. Morei muitos anos no bairro do Rio Vermelho...

    vc conhece a cidade de Morden? Algum curso de intercambio interessante por lá ou em Calgary?

    Parabéns por compartilhar suas experiências que servem de muita inspiração para quem almeja um dia imigrar para o Canadá ==> Parabéns mesmo!!!

    Fica com Deus, e manda um abraço para o varão abençoado.

    ajsm

    ResponderExcluir
  8. Oi anônimo, eu não conheço Morden não e nem sei de intercâmbios em Calgary, mas se vc quiser vir pra essa área de Vancouver eu posso te dar umas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Sobre minha pergunta anteriormente do colégio, já até entendi agora pela sua resposta ao colega. Rs

    ResponderExcluir