"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 3 de janeiro de 2015

Pra quem está vindo...

Oi gente, resolvi escrever um post especial pra aqueles que estão vindo ou planejando vir pra British Columbia.
Não que eu não tenha escrito anteriormente, eu escrevi muuuuito sobre adaptação, custo de vida, planejamento, dificuldades do imigrante e assuntos relacionados, mas quanto mais eu vou conhecendo novas pessoas, e conversando com brasileiros que querem morar aqui, mais eu vejo que as pessoas precisam se informar antes de mergulhar nesse desafio.
Não quero desanimar ninguém, muito pelo contrário, eu sou a maior incentivadora de quem quer vir, porém acho que é importante vir com o pé no chão, tendo uma boa ideia do que vai encontrar pela frente.

1- Existe uma diferença GRANDE de quem já vem com a família como imigrante, com o PR - residência permanente -  e de quem vem como estudante, com visto de estudante, querendo imigrar.
Quem já chega com o PR pode ter ajuda do governo pra colocar filhos menores de 5 anos no daycare - dependendo do income - tem direito ao Universal Benefit, um dinheiro dado pelo governo mensalmente pra crianças abaixo de 6 anos, tem ajuda pra conseguir emprego, pode aplicar pra apartamentos mais baratos - tb dependendo do income - pode aplicar pra student loans, tem seguro de saúde do governo e outros benefícios que ajudam muuuuuito quem está começando a vida aqui.
Já o estudante internacional não tem direito a nada disso. Ele conseguiu o visto de estudante pq ele provou ao consulado que poderia se manter e manter a família pelo tempo que estiver estudando no Canadá, portanto, a vida do estudante internacional é bem mais cara!!!!
Mas quanto é mais cara??? Depende do tamanho de sua família, do nível de vida que vcs têm, e do tempo que vcs vão ficar aqui sem trabalhar.

Pra se ter uma ideia do CUSTO DE VIDA

•College - dois anos em um college bom, tipo VCC ou BCIT fica na faixa dos $26.000, podendo ser um pouco mais ou menos, mas é essa faixa. Isso só o college, sem falar o curso de inglês se vc precisar.
*Tem colleges mais baratos, mas eu, pessoalmente, escolheria entre o VCC, BCIT, Langara, Douglas, Kwantlen, UBC.  
•Moradia - moradia sem luxo, apartamento de 2 quartos fica na faixa dos $1100. SEM LUXO!!!! Se for em downtown esse preço pode passar dos $1500.
•Alimetação - comida é cara!!! vc gasta $800 com mercado brincando. Se for daqueles que enche o carrinho e não faz conta, pode preparar o bolso, pq qualquer pedacinho de carne é uma nota!!!
•Gasolina - gasolina está num preço bom. $1.04 o litro.
•Luz - energia é barata tb. Um ap de 2 quartos vc gasta $20 por mês no verão e $40 no inverno.
•Seguro - seguro de um carro usado, me baseando pelo que pago, $200/mês.
•Net - internet high speed+tel fixo+cable básico $120/mês. Esse valor pode variar um pouco dependendo do serviço que vc contratar.
•Celular - vai depender de vc. Conheço gente que paga $29.90 e quem paga mais de $120 por mês.
•Daycare - se vc precisar de daycare aí vc vai coçar o bolso mesmo!!! o preço varia de $850-$1500 mensais.
•Escolas - as escolas públicas aqui são ótimas, mas se vc cogitar as particulares os preços que eu conheço são:
Montessorians: $750 mês
Especiais: $850 mês
Católicas: faixa dos $200 mês
Cristãs: faixa dos $500 mês
Judaica: $1000 mês, mas uma criança judia sem condições não fica sem escola judaica de jeito nenhum.

2- O que acontece muito é que o casal quando decide vir planeja que um vai estudar e o outro vai trabalhar pra diminuir os gastos. Okay, o plano é ótimo, mas se o que for trabalhar não falar inglês e nem tiver um trabalho de fácil colocação as coisas podem ser mais difíceis. 
Quando a pessoa já se defende no inglês, é de uma área boa, como TI, e tem networking, conhece alguém que possa abrir uma porta, aí sim as coisas ficam mais fáceis. Mas tudo fica mais complicado quando a pessoa é da área de direito, por exemplo, e nem fala inglês. 
Imagine vc procurar emprego sem saber falar!!! Não é impossível, com Deus no barco as coisas fluem, mas a gente tem que ter pé no chão e saber que o começo pode não ser bem do jeito que esperávamos.
Quando eu imigrei para os EUA eu não falava inglês. Eu tinha aquele inglês de escola, muito "mais ou menos". Eu sabia que se eu quisesse chegar em algum lugar eu teria que aprender a falar inglês, então, eu estava preparada pra estudar muuuuito e trabalhar do que aparecesse pra me sustentar. E foi o que eu fiz. Mas eu não era casada e nem tinha filhos, então, eu tinha todo o tempo do mundo pra correr atrás. Gente, eu ralei muuuito!!! trabalhava de dia, estudava a noite, não tinha fim de semana, era me dedicando ao máximo pra subir os degraus da minha nova vida, passo a passo.
Outra coisa importante é que tem gente que vem fazer um curso de inglês de alguns meses pra conseguir a pontuação pra fazer o college, mas o negócio complica quando a pessoa termina o tempo que pagou do curso de inglês e ainda não tem a pontuação pro college. O que vcs acham que acontece??? Mais dinheiro, mais gastos, mais tempo de estudo.

3- Querer viver aqui não está errado. Eu, pessoalmente, acho que doido é quem não quer sair do Brasil rsrsrsrsrrs... Brincaderinha!!! :) Mas o que as pessoas têm que entender é que viver em um outro país quando vc não tem as colocações pra entrar como imigrante tem um preço a ser pago e não é barato. Porém eu pagaria esse preço mil vezes se precisasse pra garantir a minha e a minha família uma qualidade de vida melhor.
Quem vem como estudante pensando em ficar tem que ter consciência que vai gastar muito pra poder alcançar a residência, mas que vai valer a pena, se é esse tipo de vida que ele/ela está procurando.
Os que já vem como residentes não gastam a mesma quantidade de dinheiro, mas, por outro lado, são pessoas que tiveram que se planejar, fazer IELTS, lidar com a ansiedade e a demora da fila de imigração que, dependendo, podia levar 6 anos ou mais. Como foi o caso de um amigo que veio como investidor. O processo dele levou 6 anos!!! O meu levou 3 anos, 3 anos de incertezas, de angústia, de sonhos e de fé. 
Resumindo, todos nós que viemos pagamos um preço e ainda estamos pagando pq a adaptação é um processo que não acontece do dia pra noite. Olhem pra mim, estou aqui há 3 anos estudando, me preparando pra entrar no mercado de trabalho.

Não vou me prolongar mais pq o post já está ENORME, mas eu achei que era importante deixar esse alerta para as famílias que estão vindo. Que Deus abençoe enormemente a vida de vcs, os seus planos e sonhos, e que o Canadá seja tudo o que vc espera que ele seja.
Tenham um final de semana abençoado.

3 comentários:

  1. Oie... Feliz 2015! Aqueles que possuem study e/ou work permit em BC e outras províncias têm direito a vários benefícios que o residente permanente também tem... Um deles é Health Care (http://www.health.gov.bc.ca/msp/infoben/eligible.html#who), outro é Universal Child Care Benefit (http://www.cra-arc.gc.ca/bnfts/uccb-puge/pplctn-eng.html#q1), GST/HST credit àqueles com baixa renda (http://www.cra-arc.gc.ca/E/pbg/gf/rc151/README.html), tax return (http://www.cra-arc.gc.ca/internationalstudents/), entre outros... Alguns colleges e universidades oferecem emergencial loan para internacional students, bem como outras bolsas e descontos por desempenho acadêmico. Abs dos ursos... :)

    ResponderExcluir
  2. Post muito interessante...Tenho um desejo muito grande de imigrar e me preocupo muito em ler tanto sobre as flores quanto (e principalmente) sobre os espinhos, afinal de contas somado as implicações de adaptação ao clima e ao local é fundamental haver um planejamento financeiro mínimo pro sonho não acabar virando um pesadelo.

    Agradeço a Deus por ter achado seu blog, tenho lido diariamente seus posts mais antigos e tem sido benção na minha vida até na forma como apresento este meu desejo em casa.Tive uma conversa com meu marido ontem sobre imigração e as impressões que tenho tido sobre o que você posta e fiquei muito feliz que pela primeira vez em muito tempo ele considerou o assunto p/os nossos projetos de vida (ele tem algumas questões pessoais relacionadas a imigração)...

    Sei que essa conversa já é indicação do agir de Deus nas nossas vidas e que é Ele que tem me direcionado a buscar informações nos locais e fontes certas....Que Deus abençoe você por ser canal Dele pra vida de outros.

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Post Maravilhosoooooo!!!!!!!!!!!!! Acho q foi Ele q te guiou a escreve-lo! MTO obrigada!!!!

    ResponderExcluir