"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vancouver multicultural

Vcs sabem que o Canadá é um país de imigrantes e que Vancouver é uma cidade altamente multicultural. Eu tb sei, mas confesso a vcs que as vezes eu me assusto com algumas coisas.
Hoje uma indiana fez uma apresentação muito interessante sobre Dubai. Ela nasceu lá e resolveu compartilhar com a classe as diferenças culturais gritantes entre lá e aqui.
1- Em Dubai há dois tipos de pessoas: os nativos de lá e os imigrantes. Eles não se misturam. Cada povo frequenta sua própria escola e preserva sua própria cultura. Se uma família de brasileiros tiver um filho lá a criança é brasileira e não tem direito a cidadania de Dubai.
2- Minha colega de classe nasceu em Dubai mas é indiana e não fala árabe.
3-O carro que vc possui diz de que povo vc é. Por exemplo: indianos compram Toyota Corolla. Os nativos de lá tem carros caríssimos na cor branca. E se vc tiver um carro simples mantenha a pista da direita, pq os carros passam com a velocidade mínima de 120km/hr.
4- Em Dubai ninguém usa cinto de segurança. É "cool" andar sem cinto. E se vc for de carona e colocar o cinto o motorista se ofende por vc não confiar na direção dele... é sério!!!
5-Em Dubai não existe endereço e nem zip code. Se vc pede uma pizza vc tem que dar a direção de onde vc mora, tipo: cor do prédio, se é perto disso ou daquilo, enfim...
Mas o que me chamou atenção foi a minha colega comentar com a maior naturalidade, na frente de olhos arregalados, inclusive os meus, que algumas famílias em Dubai têm escravos. Segundo ela ninguém fala no assunto, mas é normal. Pessoas vendidas como escravas são geralmente do Sri Lanka e da India.
Eu estou tendo algumas aulas na biblioteca de Surrey e logo que eu comecei a ir lá eu li um cartaz na entrada da biblioteca, entre dezenas de outros posters e flyers, pedindo que as pessoas denunciassem casos de escravidão ou tráfico humano. Eu cheguei a tirar foto do poster pra colocar aqui no blog, mas acabou que eu nunca fiz uma postagem sobre isso e deletei a foto. Mas hoje, depois dessa aula eu senti necessidade de escrever sobre esse assunto. Pq nós nunca pensamos que a pessoa que mora do nosso lado ou que cruza o nosso caminho possa estar numa situação dessas, mas existem escravos aqui no Canadá, nos EUA, em Dubai e em muitos outros países ainda nos dias de hoje. São pessoas de origem pobre que foram levadas pra outros país com promessa de emprego e tiveram seus passaportes confiscados, não falam o idioma local e vivem com medo, sendo maltratados. Inclusive, muitas jovens brasileiras são vendidas como escravas pra prostituição.
Eu nunca conheci ninguém que tenha passado por isso, mas como o blog é uma ferramenta de comunicação e eu recebo visitas de pessoas que falam português de diversas partes do mundo, eu deixo aqui o meu apelo: vamos ficar atentos ao tráfico humano. Se vcs souberem de alguma coisa denunciem.
Vou deixar aqui dois posters que tirei do google.




Um comentário:

  1. Ela nao citou que eles são riquíssimos também? Tem uma brasileira que mora la e escreve um blog. Parece a terra dos sonhos... Qto a escravidão, ja foi manchete de jornal indianas que são jogadas aqui depois do noivo receber o dote. Vivem na miséria e as filipinas e ate chinesas trabalhando de madrugada para famílias ricas do Canada em troca de moradia....ja li em algum lugar...

    ResponderExcluir