"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 1 de novembro de 2014

O que vc precisa saber e ninguém te fala

Oi gente, depois que eu falei que estava trabalhando numa agência de imigração eu tenho ouvido muitas histórias e dúvidas de pessoas que querem vir. Infelizmente, somente uma parcela pequena qualifica como imigrante, a grande maioria tem que planejar todo um caminho e superar alguns obstáculos pra poder viver aqui.
Um dos caminhos mais acessíveis, pra quem pode pagar, é vir como estudante de inglês e college. A pessoa ou o casal faz um tempo de curso de inglês - se já não souber o idioma - e depois entra num college. Esse caminho permitirá que o estudante tenha permissão pra trabalhar aqui legalmente e, se a lei não mudar, é uma forma de se conseguir a residência a longo prazo.
Mas o que é que ninguém fala???
1- A maioria dos cursinhos de inglês são beeemmmm fracos!!! Muitos deles são cheios de brasileiros e adolescentes.
Eu estava conversando com uma amiga que tem uma agência de intercâmbio aqui em Vancouver e ela me disse uma coisa bem interessante. Ela me falou que quando eu souber que muitos brasileiros estão sugerindo uma mesma escola é um mal sinal, pq significa que a o curso já está cheio de brasileiros.
Lembra do casal recém chegado que eu conheci na semana passada??? pois é, eles vieram pra estudar inglês e depois fazer college. Gastaram uma grana!!! E sssa semana eles foram na escola de inglês, uma das mais indicadas pelos brasileiros, e ficaram muuuuito desanimados!!! Nossa, eu fiquei até com dó.
As pessoas planejam uma viagem cara dessas, sonham com uma nova vida aqui no Canadá, mas não se informam ou são mal informados pelos outros sobre como as coisas funcionam por aqui.
Eu resolvi escrever esse post como uma alerta. Pesquisem bastante antes de gastar dinheiro com um curso mais fraco do que os cursos de inglês que têm no Brasil.
2- Vcs sabiam que existem colleges e cursos profissionalizantes que podem te ajudar na imigração???
Hoje eu estava conversando com uma amiga sobre o website que eu estou trabalhando e ela comentou comigo que quase ninguém sabe que aqui em Vancouver existem excelentes cursos e colleges nas áreas de culinária, cinema, animação e outros. As pessoas que querem vir ficam tão focadas nos cursos que as agências de intercâmbio indicam que não pesquisam outras opções.
Quem quer vir precisa entrar em contato com pessoas que já vivem aqui e não tem interesse em vender uma ideia. Fica aí uma dica :)
3- Aluguel pode ser um desafio na chegada aqui. Pq quando a gente chega não tem histórico de crédito e nem pessoas que possam servir de referência, então, muitos lugares não aceitam. É mais fácil alugar um basement ou um apartamento do próprio dono do que por condomínios de aluguel.
Áreas mais nobres são mais concorridas e recém chegados tendem a ficar no final da fila.
Tem que ter cuidado com golpes... sim, aqui existe golpe tb!!! É comum encontrar anúncios de apartamentos e casas com preços muito abaixo do mercado... Cuidado!!! Não pague nada sem ter a chave nas mãos e garantia de que vc está tratando com o verdadeiro dono. Essa conversa de que o dono tá fora do país é papo furado.
4- Não pague pra falar com consultores de imigração sem antes pesquisar muito sobre o assunto. Pq, provavelmente, eles não vão falar nada pra vc que vc não possa saber de graça. Pague se o assunto for relevante, se for tiver chances concretas de imigração. 
Na época que eu estava querendo imigrar pro Canadá eu pesquisei muuuito!!! quando eu vi que eu estava dentro dos critérios pra imigração eu paguei um consultor que tirou dúvidas específicas que eu tinha. Ele foi honesto e sincero e eu me senti segura em fazer o processo com ele. Graças a Deus deu tudo certo.
Bom, acho que hoje eu ajudei muita gente a abrir os olhos. Que Deus abençoe sua vida e seus planos :)
Uma boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário