"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Imigrar pra Vancouver é um desafio

Hoje foi o meu primeiro dia de aula na SFU e como todo começo de curso conheci pessoas de diferentes backgrounds, linguas e países. Acredito que as pessoas responáveis pelo programa fizeram questão de diversificar. Na sala tinha brasileiros, chineses - não podia deixar de faltar, né?? rsrsrsrs - mexicanos, filipinos, russo, ucraniano, árabe e iraniano.
A SFU recebeu 180 aplicações e somente 20 pessoas foram chamadas. Fiquei feliz de ser uma delas :)
Mas entre uma conversa e outra eu ouvi o quanto é difícil conseguir uma oportunidade de emprego aqui em BC se vc não for da área de TI. Todo mundo sabe que o clima aqui é mais ameno e por isso a cidade é uma das mais sonhadas por todo mundo no Canadá. Mas o alto custo de vida e o mercado competitivo desanimam.
Todas as pessoas selecionadas pra esse programa são imigrantes profissionais buscando uma oportunidade de emprego ou o início da carreira em terras canadenses. Muitos vieram como skilled workers e provaram pro consulado que tinham experiência e educação pra imigrar e trabalhar aqui. Porém, nada disso abriu portas de emprego pra eles. A tal experiência canadense, a falta de uma pessoa que desse referência e o mercado altamente competitivo de Vancouver foram e estão sendo  grandes obstáculos.
Não há dúvidas que outras partes do Candá oferecem mais oportunidades pro imigrante do que BC, mas uma vez que vc conhece Vancouver fica difícil pensar em viver em outro lugar. É preciso muita coragem e determinação pra abrir mão daqui e encarar os lugares mais gelados do país.
Eu confesso a vcs que já passou pela minha cabeça me mudar, mas sempre que eu lembro das temperaturas que podem chegar a -30, -40, eu foco no lado positivo e concluo que vale a pena investir um pouco mais aqui rsrsrsrss...
Enquanto as pessoas iam falando sobre elas durante a aula eu fiquei refletindo como é desafiador, emocionalmente falando, abrir mão de uma carreira estabilizada em seu país de origem e começar, praticamente do zero, no Canadá. É preciso muita humildade, controle emocional e fé pra se manter firme, pq não é fácil. 
Eu não senti muito essa mudança pq parei de trabalhar quando minha filha nasceu, então, eu estava completamente fora do mercado de trabalho quando vim pra cá. Mas eu tenho amigas que deixaram carreiras pra trás pra viver o sonho canadense e eu sei que as vezes a pressão na cabeça delas é grande.
Não estou falando isso pra desanimar quem quer vir, de forma alguma!!! Mas é bom que as pessoas saibam onde vão pisar.
Bom, eu vou ficando por aqui. Estou cansada e vou dormir cedo. Tenham uma boa noite. Que Deus nos abençoe e nos dê uma semana tranquila.

Um comentário:

  1. Eu também senti isto e realmente desanima. Vi conhecidos irem para Australia sem emprego ou oferta, mas ja estão bem adaptados. La o governo ajuda na procura de emprego. Eles não querem estrangeiros ficarem ilegais, perturbando ou onerando saúde/moradia, entao pare ser mais justo. Vi gente tentando ofertas nos USA e também não voltaram e outros mudando para interior de Alberta e sem falar das inúmeras oportunidades no Brasil. tenho amigos que mantem 2 casas.. coisa que os chineses fazem a muito tempo. E outros que começaram seu próprio negocio. Parece pior a cada ano, sem desanimar ninguém, mas eh o que vejo desde 2009.

    ResponderExcluir