"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 30 de setembro de 2014

Minhas entrevistas de trabalho

Desde que eu comecei a colocar curriculums na internet eu passei por duas entrevistas pessoais e umas cinco por telefone.
A minha primeira entrevista pessoal eu escrevi aqui no blog como foi e não deu em nada. Eu fiquei dias com a esperança de ser chamada, mas tive que lidar com a realidade de que eu estava muito "crua"e, provavelmente, não seria a última vez que as coisas não dariam certo.
Entrevistas de trabalho pra nós imigrantes é sempre um desafio. Nós precisamos estar preparados pra agir e pensar como canadenses na hora de responder as perguntas e isso vem com o tempo e com a prática. 
Grande parte das empresas querem ter certeza que os novos empregados vão saber se comportar conforme a cultura local. Por exemplo: na reunião que eu tive semana passada sobre o mentorship, o palestrante disse que aqui é muito difícil que um chefe dê uma ordem direta. Normalmente ele/ela pede algo assim: When you have time could you please...
Não significa que vc deve fazer somente quando puder, isso é uma ordem e deve ser encarada como tal. 
Pra quem não sabe, o canadense é um povo muito acostumado a pedir por favor, desculpa e a agradecer. Se eu me esbarro em alguém e a culpa é minha eu digo "I am sorry" e a pessoa que foi esbarrada diz "I am sorry" tb. É muuuuito comum!!!
Mas voltando as entrevistas, há três semanas eu fiz uma por telefone. Um cara me ligou bem na hora que eu estava com três panelas no fogo e minha filha me gritando no banheiro. Pensei até em continuar a ligação mas lembrei que uma amiga minha tinha me dito que quando uma empresa me ligasse eu deveria pedir pra retornar a ligação, pq aí eu teria tempo pra me preparar pra responder as perguntas propriamente. Então, eu pedi que ele me ligasse de volta em meia hora e ele concordou.
Desliguei as panelas, coloquei minha filha sentada assistindo tv, abri meu computador e o meu curriculum e fiquei esperando o telefone tocar. Em menos de meia hora o cara me ligou e foi mega simpático!!! conversamos muuito, respondi as perguntas com segurança até ele me fazer a última pergunta: Se vc fosse um dinossauro que dinossauro vc seria???
Eu não estava esperando por essa!!!! juro que dois segundos pensando o que eu deveria responder paraceram um século e eu falei o que veio na minha cabeça: eu não sei nada de dinossauros, mas se eu fosse um eu gostaria de ser um que pudesse nadar, pq eu gosto muito de água.
E eu acho que foi aí que eu morri na praia rsrsrsrsrsrs.... 
Ontem eu tive mais uma entrevista pessoal, ou seja, cara a cara. Fui preparada, segura de mim, das respostas que eu deveria dar e das perguntas que eu deveria fazer, mas eu não achei o emprego atraente. A empresa quer que a pessoa que eles contratarem faça o trabalho de três funcionários por um salário inferior ao do mercado. E um sinal de que o emprego não deve ser muito bom é que a pessoa que eles têm agora na vaga só ficou lá por três meses e já pediu pra sair.
É claro que quem está começando tem que pegar qualquer coisa, por isso eu não descartei de cara, mas tb não fiz muito questão não.
Amanhã tenho mais um reunião do mentorship e estou aguardando ser chamada pra uma entrevista em uma empresa em Burnaby.
As vezes eu fico preocupada por não estar surgindo nada, mas depois eu penso que Deus está no controle e o que é pra vir pra mim vai vim.
Mudando de assunto, amanhã vou fazer o primeiro estudo bíblico aqui em casa!!! O ap não é grande mas a gente se ajeita rsrsrsrsrs... Vou servir hot dog pra gente engordar mais um pouco rsrsrsrsrs.
Bom, boa noite pra vcs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário