"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 24 de abril de 2016

Um dia mais que especial

Oi gente, ontem eu estava na casa de minha irmã com alguns amigos e o meu cunhado perguntou se não havia aqui em Vancouver alguma igreja estilo as igrejas negras americanas, tipo as que a gente encontra em NY, e um casal que estava lá disse que conhecia uma em Surrey, a Calvary Worship Centre. Na hora combinamos de fazer uma visita pro dia seguinte, ou seja, hoje. Eu já tinha ouvido falar dessa igreja mas nunca tinha ido e achei que seria uma boa mudar um pouco a minha rotina. Enfim, topei!!!
Fomos no culto das 12:00 e logo que cheguei no estacionamento fiquei impressionada com a quantidade de negros!!! Pq aqui, pelo menos na área de Vancouver e Richmond, a gente vê mais asiáticos como chineses, filipinos e coreanos, mas pouquíssimos negros. Me senti um pouco nos EUA e um pouco na Bahia rsrsrsrs... Quando entrei na igreja a presença do Espírito Santo foi tão forte que lágrimas vieram aos meus olhos. O louvor estava começando a tocar e a música era tão contagiante que eu pensei na hora em como vai ser no céu, quando estivermos juntos adorando a Deus.
Eu já visitei muitas igrejas aqui, acho que as maiores e mais famosas eu já conheci, como a Willington, Broadway, First Baptist of Vancouver, Coastal e etc. Mas essa igreja de hoje foi a mais pentecostal e avivada de todas que eu conheci.
Eu atualmente sou membro de uma igreja Batista tradicional, mas me converti na Assembleia de Deus, ou seja, sou tradicional, mas conheço bem o que é uma igreja pentecostal.
Depois do louvor veio um pastor negro com uma palavra do trono pro meu coração!!! 
Engraçado que na sexta eu tinha dado um estudo sobre a crucificação e a promessa do arrebatamento da igreja e hoje a palavra foi uma continuação do estudo de sexta. O pastor ministrou sobre o começo da tribulação e a abertura dos 7 selos no livro de Apocalipse no capítulo 6. Palavra tremenda!!!
A presença de Deus era tão forte que eu senti o fluir do Espírito Santo de uma forma toda especial como eu não sentia numa igreja aqui há muito tempo. Mas o melhor ainda estava por vir e eu não sabia!!!
Quando o culto acabou eu e meu marido passamos por um homem que nos cumprimentou e eu senti que o conhecia. Assim que eu passei meu marido me perguntou se eu sabia quem era e eu na hora lembrei e perguntei: é o cara que orou por mim no shopping??? E meu marido disse que sim.
Há 5 anos atrás, quando eu tinha acabado de ser diagnosticada com câncer de mama, eu vim pro Canadá pra ficar somente uma semana pq eu tinha que pegar meu PR, deixar meu marido aqui e voltar pro Brasil pro tratamento. E, enquanto eu estava em um mall de New Westminister, eu conheci um negro canadense, vindo do Caribe, e sua família. Ficamos conversando e o Espírito Santo meio que nos identificou e eles nos disseram que eram cristãos e nós começamos a falar de muitas coisas até que eles ficaram sabendo do câncer. Na hora eles se levantaram no meio do shopping, impuseram suas mãos sobre mim e oraram. Foi um momento que eu guardei com muito carinho todos esses anos.
Até que hoje Deus nos colocou juntos novamente. O homem que falou comigo na igreja era o mesmo que tinha orado por mim há 5 anos atrás. E quando eu, meu marido e minha filha fomos falar com ele que éramos os brasileiros que eles tinha conhecido no mall há 5 anos atrás foi impossível segurar as lágrimas. Ele ficou tão feliz que nos arrastou pela igreja pra nos mostrar pra esposa dele que Deus tinha ouvido aquela oração e eu estava ali, 5 anos depois, sem câncer, adorando a Deus junto com eles. Foi uma emoção muito grande!!! Ele não parava de me admirar e dizer o quanto ele estava feliz por me ver.
O cuidado de Deus por seus filhos é imensurável e indescritível. Mesmo nos vales mais profundos, nos momentos mais difíceis Ele revela o Seu amor de muitas formas pra que a gente nunca esqueça que Ele sempre está conosco.
Eu costumo dizer aos imigrantes que estão chegando que onde tem uma igreja tem uma família, pq nós, cristãos, somos família de Deus em todos os lugares. Não importa a língua, a nacionalidade, a raça, o status social, nada!!! Se vc está chegando aqui na grande Vancouver e não conhece ninguém procure uma igreja e se não achar pode entrar em contato comigo :)
Obrigada Senhor por esse dia tão especial!!! Obrigada pelo Seu amor e por ter alcançado a minha vida. 
Que Deus nos abençoe nessa nova semana e que possamos estar com os ouvidos abertos pra ouvir a Sua voz.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Bye, bye frio!!!

Vcs já ouviram falar em Spring Cleaning? é um termo muito comum aqui que se refere a limpeza dos closets e da casa pra tirar tudo que usamos no inverno e colocar de volta as coisas de verão. Hoje mesmo eu fiz isso no meu closet, separei todos os casacos, calças, botas e blusas de frio e coloquei meus shorts, camisetas, sandálias e sapatilhas no lugar. 
O clima muda tanto de uma estação pra outra que não dá pra manter tudo no closet, tem que realmente reorganizar tudo ou vc não vai nem lembrar o que tem pra usar. Eu achei blusas e shorts que eu nem sabia que tinha, coisas que eu usei nas minhas férias no Brasil no ano passado rsrsrsr...
Tá fazendo tanto calor agora que enquanto eu guardava os casacos eu fiquei imaginando que nem parece que um dia eu precisei usa-los aqui rsrsrsr... Vancouver outono-inverno e Vancouver primavera-verão são duas cidades completamente diferentes!!! Vcs querem saber qual eu prefiro???Como eu estou saindo do inverno hoje eu prefiro a versão primavera-verão, mas no final de verão se vc me perguntar eu vou dizer que eu prefiro o friozinho do outono-inverno rsrsrsrs... Cada estação com sua beleza... mas eu confesso que já estava cansada do frio rsrsrsrsrs...
Hoje eu dei uma passada no outlet de New Westminister e minha filha ouviu duas mulheres falando português e me cutucou: Mãe, elas falam português!!! 
E eu respondi: sim, e dai??
Minha filha: Vai lá e fala com elas!!!
Rsrsrsrsrs... Eu, então, me aproximei e puxei conversa. Eram mãe e filha de SP que estavam aqui a passeio visitando um filho que estava estudando. Eu perguntei se estavam gostando e a senhora me respondeu que estava amando!!! Ela disse que já tinha viajado muito e conhecia diversos países, mas Vancouver era espetacular, uma cidade lindíssima!!! 
Foi um daqueles momentos que eu pensei comigo: Senhor, muito obrigada por me dar o privilégio de viver em um lugar maravilhoso como esse :)
Depois que eu cheguei em casa fui andar pela vizinhança batendo de porta em porta arrecadando doações pro Canadian Cancer Society. Ligaram aqui em casa há alguns meses perguntando se eu podia ser voluntária. Eu quis dizer não, mas minha consciência não permitiu, resultado: acabei me comprometendo. 
Há três semanas eu fiz minha primeira ronda e não consegui nem $1 dólar, fiquei mega frustrada!!! Pq o canadense é super educado e consciente das questões sociais, eu não imaginei que fosse tão difícil conseguir doações pra uma causa tão nobre!!! Mas a minha consciência não me deixou desistir, mesmo eu querendo muuuito deixar esse voluntariado de lado!!!! rsrsrsrs... Ai hoje eu aproveitei o dia lindo de sol e fui de porta em porta novamente. Olha, eu não arrecadei muito, algumas pessoas não quiseram ajudar, outras não quiseram nem falar comigo, mas algumas delas ajudaram e foram muito gentis. O dinheiro não era pra mim, mas eu fiquei tão feliz por ver que tem muita gente com o coração bom por ai. A lista  de hoje incluiu: um canadense, dois chineses, um indiano e uma judia. Pessoas que me receberam muito bem e fizeram o meu dia mais bonito. Mas eu não quero fazer isso de novo não!!! rsrsrsrsrs... pedir dinheiro nunca foi o meu forte.
Bom amigos, vou ficando por aqui. Que Deus abençoe vcs!!! 



segunda-feira, 18 de abril de 2016

Vancouver está linda!

Oi gente, graças a Deus o meu emocional equilibrou e eu estou bem. Foi uma batalha espiritual de uma semana mas eu saí vitoriosa.
Tem momentos na nossa vida que é preciso muita fé pra não deixar a nossa mente nos dominar. Como não controlamos os nossos pensamentos é comum em momentos difíceis acreditar que as coisas são piores do que realmente são e é nessas horas que focar em Deus e nas Suas promessas faz toda diferença.
Eu não sei o tamanho do desafio que vc possa estar enfrentando, mas eu tenho certeza que não é maior do que o tamanho de Deus.
E eu sei que ninguém quer e nem gosta de passar por momentos difíceis, mas é exatamente nesses desertos da vida que nós abrimos o nosso coração pra que o Senhor possa agir em nós.
Nesses últimos dias em que eu busquei refúgio em Deus eu senti a Sua presença de uma forma especial. Eu fui tocada e restaurada pelo Seu grande amor.
Eu me sinto privilegiada de acreditar em Deus e ter uma vida de intimidade com Ele, pq eu vivo em um mundo que está cada dia mais distante de tudo que se refere a Deus e as escrituras bíblicas.
Tenho acompanhado o que está acontecendo na política no Brasil e fico perplexa com a falta de amor e humanidade dos governantes do país. Eu não vou nem entrar no mérito do impeachment, mas, enquanto eu assistia a votação ontem na câmera dos deputados eu fiquei pensando em como esse mundo está distante de Deus. As pessoas fazem o que querem, roubam, mentem e até matam, pq eu não duvido, por dinheiro e poder como se não fosse haver um julgamento divino. Homens e mulheres corruptos falam em nome de Deus como se O conhecessem quando na verdade nem acreditam que Ele exista. Amigos se tornam inimigos por questões ideológicas enquanto os governantes vendem suas almas pro diabo. 
Não dá pra saber o que vai acontecer no Brasil, mas a radicalização dos dois lados têm crescido de forma assustadora. Há um ódio crescente no ar e a divisão do país nunca foi tão forte.
Enquanto isso aqui em Vancouver o mundo continua lindo. Com a aproximação do verão temos tidos dias quentes e de muito sol. Os dias têm ficado longos e a cidade está cada dia mais viva. 
A política aqui tb não é nenhuma perfeição, mas está longe do show de horrores que temos visto no Brasil.
Quanto mais a situação piora por lá mais brasileiros chegam aqui. Toda semana tá chegando famílias com a intenção de fixar residência no Canadá. A maioria tem vindo com visto de estudante e tem se sacrificado de todos os jeitos pra construir uma nova vida.
Infelizmente muita gente chega despreparada e acaba "enfiando os pés pelas mãos".
Aos cristãos que estão vindo eu deixo aqui um conselho: busque uma igreja em que vc possa ser acolhido. As coisas ficam mais fáceis quando vc encontra pessoas que já passaram pelo que vc está passando e podem fazer parte do seu networking.
Pesquisem sobre a cultura local, as leis, as vantagens e desvantagens de cada lugar.
As vezes eu olho nas comunidades brasileiras do Facebook pessoas oferecendo serviços e vendendo alimentos que precisam de licença do governo e eu tenho vontade de deixar um alerta, mas acabo não falando nada pra não criar polêmica. Só que ontem eu fiquei sabendo que uma brasileira recebeu a polícia em casa por vender comida de forma informal e ilegal. Gente, cuidado!!! isso aqui não é Brasil e tem muita gente ruim no mundo. Um denúncia pode te causar problemas sérios. O Canadá é o que é pq aqui não é o país do jeitinho.
Bom, vou ficando por aqui. Que Deus abençoe a nossa semana.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

A batalha da alma

Oi gente, já tem um tempinho que não escrevo, né??? eu até quis, mas não consegui. Nesses últimos dias eu tenho enfrentado uma batalha espiritual dentro de mim e em momentos assim eu acabo ficando mais reclusa. Eu aproveito pra buscar a voz de Deus no silêncio. A palavra que mais vem em minha cabeça é refúgio, pq eu acredito que Deus é o meu refúgio e o meu socorro bem presente nos momentos de angústia.
Eu perguntei ao Senhor pq Ele não tirava esse sentimento ruim de dentro de mim e Ele me respondeu:
A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza. 
E eu lembrei que quando eu estou fraca eu estou forte, pq eu me entrego completamente aos braços do Pai.
Mas essa dor na alma é muito ruim pq cria um conflito muito grande entre a minha mente e a minha fé, o que eu sinto e o que eu creio, o que eu quero e o que eu preciso. A minha sorte é que eu tenho um Deus vivo que fala e hoje Ele falou maravilhosamente ao meu coração.
Eu estava dirigindo pra pegar minha filha na escola e o locutor da rádio começou a contar o relato de um policial que fazia rondas noturnas. Ele trabalhava a noite e pra tornar o trabalho mais agradável ele ouvia uma estação cristã, a 106.5. E o policial sempre era chamado pra controlar uma mulher que era viciada em drogas e causava muitos problemas. Ele tinha que algema-la e coloca-la no camburão, enquanto ela xingava, esperneava, batia no vidro do carro, enfim, era só dor de cabeça. Por várias vezes isso aconteceu e o policial já conhecia bem aquela mulher. Mas em uma noite aconteceu algo diferente. Ele foi chamado pq uma mulher com determinadas características estava causando problemas e ele já sabia quem era... pois ele foi, prendeu, algemou, mas dessa vez ela estava mais calma, não se bateu, não xingou, aceitou ir numa boa. Enquanto ele a levava pra delegacia começou a tocar "Amazing Grace" na rádio e ela ouviu e foi tocada quando o cantor disse: "My chains are gone. I've been set free. My God my Savour ransomed me" (Minhas algemas se foram e eu fui liberto. Meu Deus, meu Salvador me libertou). 
Foi tão impactante o mover de Deus na vida daquela mulher enquanto a música tocava que o policial compartilhou de Jesus com ela. 
Depois dali ela foi presa, por causa de um processo que estava em julgamento ela pegou 3 anos de cadeia. Mas foram 3 anos de crescimento, pq ela se envolveu nos estudos bíblicos, aprendeu de Deus, cumpriu a pena e saiu de lá uma mulher transformada.
Bom, enquanto eu ouvia essa história e as lágrimas rolavam no meu rosto eu pedi a Deus que me libertasse daquela sensação ruim dentro de mim e foi algo incrível pq eu senti o Espírito Santo tocando na minha vida e uma paz indescritível inundou a minha vida naquele momento. 
Eu saí do carro me sentindo melhor e com a certeza que o amor de Deus por mim é concreto e palpável.
Continuo tendo que encarar meus sentimentos e sei que essa é uma área da minha vida que vai precisar de constante atenção, pq eu sou mais frágil. Mas é na minha fragilidade que o poder de Deus se aperfeiçoa em mim. Quando eu entendo que eu não posso nada eu deixo nas mãos dAquele que pode tudo.
Obrigada Senhor por cuidar de mim com tanto amor. A tua graça me basta.



domingo, 3 de abril de 2016

Vale a pena vir???

Oi gente, hoje eu quero contar pra vcs como tem sido minha vida depois que pessoas que eu amo vieram pra perto de mim.
A minha casa está uma loucura rsrsrsrs... mas eu não tenho do que reclamar... quer dizer, a bagunça generalizada me incomoda, mas eu estou muito feliz com a presença do filho do meu marido e da filha de minha amiga. Definitivamente eles vieram pra somar!!! Minha filha, que sempre foi filha única, tem curtido muuuuito!!! Tem vezes que ela pirraça por ciúmes, mas ela tem curtido. Ter o irmão por perto e uma irmã mais velha que Deus está dando tem deixado ela muito feliz.
A filha de minha amiga está fazendo um curso de dois anos no VCC mas a ideia é ficar. E o filho do meu marido, que é americano, veio pra ver e parece que tem gostado bastante. Eu acho que ele tb vai ficar.
Ontem eu vi um post em uma das comunidades do Facebook que perguntava se valia a pena vir pra cá pra viver.
Esse tipo de pergunta é muito difícil de responder pq o que é muito bom pra mim pode não ser pra vc. Os exemplos que eu tenho perto de mim é de pessoas que vieram e gostaram do que viram. Aqui em casa mesmo o amor pelo Canadá é generalizado!!! Mas o começo de vida em um outro país pode ser um grande desafio pra muita gente.
Um amigo muito querido passou meses carregando pneus -  literalmente!!! - pq a falta de inglês e experiência canadense não facilitaram a vida dele. Graças a Deus, ele conseguiu um novo emprego essa semana e a tendência agora é que as coisas melhorem cada dia mais.
Mas ai eu te pergunto: será que todo mundo tá disposto a enfrentar esse tipo de coisa pra ficar aqui???
Okay, muita gente não precisa, pq já fala inglês e é profissional em alguma área muito requisitada aqui, como a de TI por exemplo. Mas eu tenho visto muita gente chegar com inglês mínimo e ai o caminho é mais difícil. Sem falar que viver longe da família não é bom e é até torturante pra algumas pessoas.
Como vcs sabem a minha irmã e a família dela chegaram há um mês. Foram quase 15 anos morando longe, 15 anos que a gente não convivia, que só se via de vez em quando!!! Quanto tempo nós perdemos!!! quanto tempo eu estou perdendo longe de minha família!!!
Eu estou refletindo muito desde que minha irmã chegou e eu vejo que ela já não me conhecia como antes e nem eu a ela. Lógico que o amor sempre existiu, mas a falta de convivência nos afastou muito!!! Graças a Deus eu estou tendo a oportunidade de recuperar um pouco o tempo perdido. Desde que ela chegou eu passo na casa dela quase todos os dias da semana :) é sério!!!! Tem horas que eu fico olhando pra ela buscando a irmã que brigava comigo na adolescência rsrsrsrs... Eu fico tentando reconhecer a minha irmã, pq a que eu conhecia não existe mais!!! Deixei no Brasil uma jovem de 19 anos e hoje Deus me manda de volta uma mulher de mais de 30, casada e com dois filhos rsrsrsrs...
Tem sido uma experiência extraordinária!!! acho que pra ela tb. Eu, com certeza, tb mudei muito e ela está reaprendendo a conviver comigo.
Mas e a minha outra irmã??? e a minha mãe??? e os meus tios, tias, primos e primas?? o tempo está passando e nós não estamos juntos. Foi a minha escolha, eu amo o Canadá, amo morar fora, mas eu tenho pagado um preço.
Vou ficando por aqui. Domingo que vem começo a fazer tradução simultânea do inglês pro português na Richmond Baptist Church. E continuo com o grupo de brasileiros todas as sextas as 8:00 da noite na igreja.
Que Deus abençoe a nossa semana.

domingo, 27 de março de 2016

Mais um ano

Pois é, amigos blogueiros, hoje eu completo mais um aninho de vida :) Happy birthday pra mim!!!!
Mas esse ano tem um significado especial... Okay, todos têm, pq eu amo aniversários rsrsrsr... mas falando sério, são 5 anos sem câncer!!! Cinco anos sem quimio, cinco anos que eu vivi um dos momentos mais difíceis da minha vida!!! 
Muitas coisas aconteceram nesses cinco anos e eu só tenho motivos pra agradecer a Deus:
1- Recuperação
2- Vinda pro Canadá
3- Adaptação, college, novos amigos, nova igreja
4- Início de um grupo de estudo em português, mais novos amigos
5- Primeiro emprego no Canadá
6- E muitas coisas boas ainda estão por vir :)
É verdade que nem tudo nesses cinco anos foram "flores", mas com Deus todos os desafios foram e estão sendo superados com sucesso. Cada momento de dificuldade tem sido mais uma chance de rever conceitos, de me aproximar de Deus e te ouvir a Sua voz.
Eu confesso que gostaria que minha vida já estivesse mais estabilizada, mas eu sei que tudo tem uma razão de ser e todo esse tempo de incertezas tem me ensinado muito, inclusive a ser feliz com pouco, a confiar na providência de Deus e a me reinventar. 
Há algumas semanas eu mudei o meu foco profissional e, ao invés de buscar uma nova oportunidade de emprego, eu estou partindo pra um negócio próprio. É tudo ainda muito novo e eu não quero entrar em detalhes agora, mas eu tenho orado a respeito e creio que esse é um direcionamento de Deus pra esse momento da minha vida. É hora de alçar novos voos.
A vida é muito curta e passa muito rápido, não dá pra gente ficar se agarrando as coisas e relutando em arriscar outros caminhos. Eu sei que nada é fácil, mas é melhor tentar, errar e tentar de novo do que ficar parado pensando em como teria sido se tivesse feito diferente.
Pra encerrar eu deixo um versículo que resumi o que eu quero dizer no dia de hoje: Até aqui nos ajudou o Senhor 1Sm 7:12

domingo, 20 de março de 2016

Amo o Canadá

Olá amigos blogueiros, eu gostaria de começar esse post agradecendo a Deus por ter a oportunidade de viver em um país maravilhoso como o Canadá e de ter conhecido tanta gente bacana nesses anos que estou aqui. Cada ano que passa Deus vai me surpreendendo com pessoas maravilhosas que eu não teria conhecido se eu tivesse ficado no Brasil.
O mundo é tão maior do que pensamos, existem tantas oportunidades e tantas experiências que podemos ter quando saímos da nossa zona de conforte... Eu me sinto privilegiada de ter "voado", de ter arriscado e me dado a chance de conhecer um outro mundo.
Mas eu confesso a vcs que eu saí do Brasil - não penso em voltar - porém o Brasil não saiu de mim.
Não consigo ficar indiferente a tudo o que está acontecendo lá :( Eu leio todas as notícias mesmo sem querer. Depois que a Dilma se reelegeu eu prometi que não iria mais me importar, mas quem disse que eu consegui???
Há muuuuitos anos atrás, quando eu resolvi que faria a minha vida fora do Brasil, o presidente era FHC. Eu simplesmente odiava ele. Lembro daquela declaração que aposentado era vagabundo e sei bem o quanto o Brasil era um país de injustiças gritantes. Mas já vivendo nos EUA eu vi o Lula se tornar presidente e eu achei o máximo. Acreditei do fundo do meu coração que ele seria a pessoa responsável por transformar o Brasil num país mais justo. Mas, aqui pra nós, não foi o que aconteceu. Foi criada uma "maquiagem" pra disfarçar as diferenças e esconder a roubalheira. Sim, sempre existiu corrupção!!! Saí do Brasil pq o sistema brasileiro era muito corrompido pra mim e eu não acreditava que fosse mudar. Mas é pior quando vc acredita que uma pessoa vai fazer diferente e ela simplesmente repete e aperfeiçoa os erros dos outros.
Eu amo o Brasil, mas eu, definitivamente, não suporto o sistema!!!
O Canadá não é perfeito, pq não existe lugar perfeito. Agora mesmo eu tô cansada do frio e da chuva rsrsrsr... Pelo amor de Deus, que venha logo o verão!!!! Mas eu sei que os impostos que eu pago ajudam a quem precisa, me proporcionam um sistema de saúde de qualidade, um sistema de transporte público de excelência, segurança, educação e dignidade. Se eu pudesse traria toda a minha famílias e todos os meus amigos pra cá. 
Em falar em família, a minha irmã e o marido estão amando a experiência de viver aqui. Ainda não sei se vão ficar, nem eles sabem, mas estou muito feliz que essas duas primeiras semanas já deixaram uma boa impressão... mesmo com toda a chuva rssrrsrsrs...
Hoje fomos brincar na neve das montanhas e foi um dia delicioso!!! A natureza aqui é de deixar a gente sem palavras. Com certeza é um dos lugares mais lindos do mundo!!! Sem falar que é muito bom morar em um lugar que não neva (muito), mas tem neve perto pra quando a gente quiser :) Bem coisa de Vancouver!!!
Bom, vou ficando por aqui. Mas eu gostaria de convidar quem tiver interesse de conhecer brasileiros legais e ouvir um pouco das histórias bíblicas a visitar o nosso grupo de estudo. Nos encontramos todas as sextas as 8:00 em Richmond. O end é 6640 Blundell Road. Richmond.
Uma semana abençoada pra vcs :)